quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ressaca Natalicia

Bom, e lá foi mais um Natal. Penso que muita gente já pode sossegar o seu coração e parar de criticar o próximo porque fica feliz nesta quadra, porque comprou algumas prendas para os familiares, porque conseguiu comprar um bacalhau, ou uma sapateira, ou um camarãozito para a ceia, porque usou o cartão de crédito para pagar a conta, e por aí fora...

Acho impressionante a capacidade que o ser humano tem de estar insatisfeito com tudo. Se se vê alguém com um carrinho de compras vazio, com meia dúzia de legumes para a sopa, desce dom samaritano e um profundo pesar por esse e por todos os outros que não podem ter um Natal "farto", mas se vêem alguém com o carrinho cheio e se por ventura houver mesmo uma sapateira por lá a espreitar, pronto... vem logo a critica do despesismo e do consumo desenfreado e dos cartões de crédito, e da crise e "pardais ao ninho". Sinceramente, isto é normal?? Eu até gostava de pedir a estes senhores que me dissessem afinal o que é que eu posso comprar para não estar nem no grupo dos desafortunados nem no grupo dos despesistas. Pronto, para ficar assim no meio termo como estes seres iluminados. Gostava mesmo...

Mas de facto, eu não reparo nos carrinhos alheios, estou-me pouco marimbando para o que os outros compram e comem e como pagam ou deixam de pagar. Faz-me imensa confusão este tipo de critica gratuita que depois acaba mesmo por poder ser aplicada a quem a faz.

E os "postais" Natalícios cheios de imagens de criancinhas a passar fome? Hmmm... Pelo menos podiam ir buscar imagens recentes, de conflitos actuais e deixar os "mortos" descansarem em paz. Eu sei que existe tudo isso... pobreza, fome, guerra, maus tratos e abandono de pessoas e animais, mas será que dá para esquecer isso só durante um dia?? Só um, só mesmo um. Querem o que com isso? Chocar? Tirar o apetite? Relembrar-nos que enquanto confraternizamos alegremente com a nossa família há quem sofra horrores. Eu sei... não preciso que me lembrem. Querem que entremos todos em depressão e passemos a engrenar à base de Xanax? Querem aumentar as taxas de suicídio? Querem o que afinal? 

Se somos sortudos de ter uma casa, um carro e dinheiro para comer e não damos valor somos uns grandes FDP, porque não valorizamos o que temos. Se valorizamos e queremos estar em paz, somos uns cabrões porque deveríamos sofrer por quem não tem. Se somos solidários no Natal somos hipócritas porque deveríamos ajudar o ano inteiro. Se ajudamos o ano inteiro e só queremos esquecer a miséria que é este mundo durante um dia somos uns merdas e acham que temos de enfeitar a casa com desgraça em vez de bolinhas coloridas. Enfim... Não sei o que diga, a não ser que a maior parte destes seres que criticam não mexem uma palhinha para ajudar quem quer que seja. Nem mesmo o vizinho do lado. 

Tenho a certeza que se todos nós abraçássemos uma causa e lutássemos por ela durante o ano inteiro, o mundo seria bem melhor. 

Mas pronto, as contra correntes são isso mesmo do contra...

P. S - Para quem ficou de luto pelos animais que morreram para serem "servidos" na consoada, pelo menos não os coma, torne-se vegetariano. Utilize maquilhagem que não seja testada em animais. Seja coerente... Fazemos todos parte de uma cadeia alimentar. Só desejo que os animais sejam mortos condignamente e sem dor. Que os matadouros tenham boas condições e os respeitem... Não posso desejar que sejamos todos vegetarianos... é utópico. É preciso lutar pelo possível e não pelo impossível!!

Sem comentários:

Enviar um comentário