terça-feira, 14 de agosto de 2012

Smells of winter

É conhecida a constante insatisfação do ser humano, faça chuva ou faça sol (neste caso, literalmente). Quando estamos em pleno Inverno com os dias escuros, a chuva, o vento, o frio ansiamos pelas cores alegres do Verão. Pela praia, pelo mar, pelas férias, pelas churrascadas, pelos passeios com o solzinho a brilhar... hmmm...

Já em pleno Verão, começamos a queixar-nos do calor, da temperatura instável, dos fins-de-semana mais cinzentos e da crise que não nos permite ir de férias. Sinto que todas as pessoas que ficam por casa de férias, ou simplesmente por território Português se tentam convencer que também é bom, que também pode ser interessante, que Portugal tem muito que ver, que as praias portuguesas são boas, que é preciso dinamizar a nossa economia, mas eu tenho a certeza que se lhes dessem a escolher entre uma viagem à Tailândia ou uma estadia em Albufeira, acredito que a maior parte iria preferir estimular a economia da Tailândia.

A verdade é que ficar em casa não é mau, é péssimo. Sim, podemos tentar tornar esse tempo agradável, com passeios e outros mimos (se houver € para isso, porque quem não vai de férias para lado nenhum também não deve poder andar a pagar dias Zen nos SPA's da moda), mas ficará sempre muito aquém do expectável. Há tanto para ver, para conhecer... Eu já fui uns 15 anos para o Algarve, acho legitimo querer conhecer outros países, outros cheiros e outras culturas.

Acontece que este ano as férias são uma incógnita por vários motivos. E nisto dou comigo a pensar que já me apetecia era estar no Outono/Inverno. Passar à frente esta fase e começar a sentir o cheirinho a Natal. Sim, porque, hoje em dia, em inícios de Outubro muitos Centros comerciais já estão enfeitados. Se eu acho mal? Eu acho é magnifico. O Natal é só um dia, um dia que passa a correr e é uma quadra tão linda, cheia de tantas emoções e partilhas... por mim antecipava-a ainda mais só para que essas sensações durassem mais tempo.

Dito isto, e mesmo sendo cedo, vou começar a pensar em presentes. Está cada vez mais fora de questão comprar tudo à bruta no mês de Dezembro e fazer compras inflaccionadas. Nada como contabilizar as pessoas e pensar em algumas opções. Há coisas que não se estragam nem exigem troca e essas podem ser tratadas com mais antecedência. Enfim... preciso de distracções. Este dia cinzento lembra-me o Inverno e lembra-me que só vou ter dias de descanso já no Inverno e que este Verão deixou muito a desejar.

1 comentário:

  1. Concordo que se pudesse também ia para fora em vez de ficar por cá porque já conheço muita aldeia e vila por esse portugal fora. Mas continuo a acreditar no nosso clima, nas nossas paisagens e na nossa comida. Nós queremos ir para fora porque ansiamos por mudar de ar, conhecer outras culturas, etc. Enquanto eu puder vou continuar a fazer férias dentro e fora :)

    ResponderEliminar