segunda-feira, 11 de março de 2013


Se há coisas que me tiram verdadeiramente do sério são as injustiças e a falta de respeito. Nem mentiras, nem omissões, nem gente cínica me revolve tanto as entranhas quanto as situações em que somos injustiçados ou "pisados" só porque sim...

Concordo inteiramente com algo deste género: "caridade é algo que fazemos com a mão direita, sem que a mão esquerda saiba". Não é bem isto, mas penso que é elucidativo da essência de ajuda e caridade deste proverbio árabe. Eu corroboro e sou da opinião que não temos de espalhar aos sete ventos o que fazemos pelos outros. Para mim, ajudar, é e será sempre um principio e não um meio para atingir um fim qualquer. Nunca nada deste género: "é pá tenho aqui esta camisola a mais a ocupar-me espaço, bora chamar uma instituição qualquer para vir buscá-la". Isto existe, isto é real e sim, há quem seja capaz de ser tão sedentário ao ponto de nem sequer se deslocar para entregar algo que esteja a mais lá em casa e que é tão pouco, que nunca fará grande diferença. Isto pode ser considerado ajuda? Pode ser considerado caridade? Pode ser tido como boa acção? Se calhar sim... Se calhar na mente distorcida destas pessoas, a camisola que alegaram não ter como IR entregar ao local, foi a melhor das boas acções de uma vida. Resta saber em que grau fica a acção do voluntário que se deslocou e ESPEROU mais de meia hora para receber algo que no todo, acaba por não ser assim tão significante, quando a atitude é tão desrespeituosa para com o tempo e disponibilidade dos outros.

Talvez fosse mais significante se a pessoa em questão não tivesse, MESMO como se deslocar, em vez de me aparecer montada num carro. Talvez fosse mais significante se a essa camisola se tivessem juntado também brinquedos antigos, ou mesmo coisas novas com o PRINCIPIO OU PROPÓSITO de ajudar, mas não... tratava-se apenas de uma camisola que estava ali a mais. 

Isto é apenas uma pequena metáfora de uma realidade muito presente. Se estou a ser pretensiosa? Se estou a ser mal agradecida? Se estou a ser injusta? Não... estou apenas revoltada pelas pessoas serem tão egoístas, tão pouco altruístas, tão desrespeituosas, e não terem noção nenhuma de que o são, ficando com as suas mentezinhas mínimas descansadas, porque no fim de tudo fizeram uma boa acção.

E se querem saber, eu preferia comprar 20 camisolas a ter de lidar com esta gente.

Mas.... pelo pecador paga o justo. Vendo e aprendendo... Não volto a cair em esparrelas destas, obrigadinha!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário