sábado, 15 de dezembro de 2012

Informação/Desinformação

Isto é algo do género não consigo entender, mas gostava.

Primeiros:

Jacintha Saldanha, enfermeira que caiu na balela dos animadores de rádio e dá informações confidenciais sobre o estado de saúde de Kate aparece morta e pensa-se ser suicídio. Dias mais tarde, sim, confirma-se é suicídio!! Hmmmm... Claro. Uma mulher com marido e filhos ia de facto por termo à vida por "tão pouco"?? Das duas uma, ou já se encontrava deprimida, ou já tinha um historial de tentativas de suicídio, ou era profundamente infeliz e só faltava aquela gotinha de água para transbordar o copo... OU... foi suicídio o caracinhas.

Segundos:

Lar ilegal é finalmente encerrado pela Segurança Social após reportagem da TVI. Bom, cá entre nós, existem para aí muitos lares sem condições, MAS, e espantemo-nos todos. Não é que a maior parte é legal??? Sim, isso mesmo. Muitos dos lares da segurança social, legalizados são autênticos casebres sem condições. Fraca higiene (algo que se pode verificar pelo cheiro nauseabundo), má alimentação, agressões e castigos (não são raras as vezes) e por aí fora. Mas estes como têm o aval da segurança social ninguém lhes toca, ninguém denuncia e andam caladinhos que nem ratos. 

Estando eu perfeitamente dentro deste assunto, posso afirmar com toda a convicção que nem tudo o que os fantásticos da TVI ouvem nas suas ultra secretas reportagens é verdade. Muitos idosos já não tem consciência do que dizem e falam da boca para fora sem ter noção alguma das consequências. Já as empregadas que desempenham funções nestes locais são muitas vezes pessoas sem grande formação (a todos os níveis), com condições de trabalho precárias e servem-se destas oportunidades para fazerem vingaçazinhas, contarem mentiras e lixarem com F grande o patrão.

Mas, e aqui um grande MAS, se era efectivamente verdade que os idosos eram mal alimentados, só tomavam banho duas vezes por mês e eram agredidos, então os familiares nunca repararam? Nunca sentiram o cheiro? Nunca notaram a perda de peso? Nunca viram marcas, nódoas negras? Pois... se calhar alguns largaram lá os familiares, como quem deita fora um saco de lixo e nem sequer visitas efectuavam. Ou então usam e abusam da boa vontade dos donos dos lares e atrasam pagamentos meses a fio...

São assim estas nuances, os outros lados das moedas que muitas vezes são deixados propositadamente ou não de fora... Mas pensar faz bem e todos nós o deveríamos fazer!!


Sem comentários:

Enviar um comentário