terça-feira, 20 de novembro de 2012

"Eu sou chique, bem"

Quando oiço uma boquinha a balbuciar esta frase: "eu não vejo Televisão"... Ui, pára logo tudo que este tem a mania que é esperto e chique e inteligente e culto e fantástico e que a televisão é pro povinho e que as elites tem outras formas de se manterem actualizadas, informadas e cultas. 

Ai! Se ser besta fosse tributado, havia para aí muito pessoal na penúria e não é só em termos monetários, porque a cabecinha em si também me parece um bocado fraquita.

Há uns anos atrás eu compreenderia o jejum televisivo. Com dois canais que depois aumentaram para quatro, a escolha ainda se mostrava reduzida. E depois claro, os canais públicos têm de satisfazer as massas e têm de mostrar conteúdos acessíveis, de uma forma geral, e apelativos. Para além disto, muito poucos tinham televisão e ainda hoje haverá muito boa gente sem ter uma em casa (facto que na minha opinião se deve ter agravado recentemente com o TDT  e a necessidade de comprar um aparelho para adaptar as televisões antigas ou mesmo, em ultima instância, a compra de uma nova).

Mas fugindo destas situações mais precárias, temos os chicos espertos que até podiam ter 50 televisões e todos os canais por cabo e mais alguns e continuam a achar que a televisão é uma espécie de carrasco que lhes vai roubar a alma para oferecer ao demo.

Mas é assim tão pobretanas ver televisão? O canal História, o Discovery Channel, o Odisseias, a Fox, o AXN, a Sic Noticias, a Sic Radical (com conteúdos alternativos dos quais se lançaram grandes talentos como os gatos fedorentos), a Sport TV... Nada? Nadinha? Não há um único com conteúdos interessantes? Ora, poupem-me virgens ofendidas, mas são todos uma cambada de falsos puritanos com os horizontes abotoados e mentes tacanhas. Desde quando descartar uma fonte de informação e conhecimento só por causa da fonte em si é sinonimo de inteligência? Hoje em dia ninguém é obrigado a mamar com o "Preço Certo". À mesma hora há certamente um bom filme ou serie a passar; um bloco informativo, uma reportagem... Não sei, qualquer coisa.

Estas coisas chocam-me. Choca-me sempre que alguém se coloca em bicos de pés para tentar provar que é melhor no que quer que seja. E desta vez foi o "Sr. das manhãs" que decidiu dizer que faz televisão, mas não vê televisão e não me pareceu que fosse por falta de tempo. O mais engraçado é que se todos usássemos "saltos" como ele, este senhor não teria emprego. Se as velhas fossem todas cozer meias, ler Shakespeare, fazer o almoço, visitar uma exposição, tratar dos netinhos ou meditar no alpendre. Não haveria ninguém para o ver e não haveria razões para lhe pagar um ordenado...

E o mais cómico é que uma das bestas saídas de um reality show corrobora da opinião do apresentador. Sim, leram bem, um dos 20 (21 ou 22 não faço ideia) concorrentes burros, que participou num programa que prima pela burrice e falsidade numa de "fode sempre o outro e não a ti mesmo", e que quer trabalhar em televisão, diz de boca cheia que não vê, nem gosta de ver. Enfim... Quando a cabeça não dá para mais.

Eu sei que tenho teorias para toda a merda e mais alguma. Eu sei que me posso tornar numa pessoa chata e com a mania que sabe tudo, mas não sei... Pelo contrário, cada vez mais baseio a minha opinião na dúvida e não na certeza, exactamente  para ter noção dos dois lados da moeda, exactamente para dar espaço àquilo que por vezes não é explicito, mas é real, exactamente para poder mudar a minha opinião se perceber que estou errada!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário