sábado, 20 de outubro de 2012

Vizinhança e Albertinas

Eu devia ter uma Tag para reclamações, porque realmente tenho a noção que reclamo muito. Na maior parte das vezes, não é com azia, mas antes com ironia. É engraçado constatar certas situações como a que vou agora expor.

Os vizinhos são daqueles males necessários. Raros devem ser os casos em que se consigam desenvolver efectivamente amizades ou mesmo relações de cooperação do género "eu fico à espera do senhor do gás" ou "eu recebo a encomenda de que está à espera"ou "eu trago também o seu filho" ou mesmo "sim tenho aqui ovos, pode vir buscar". Não, isto praticamente não existe nas grandes cidades.Contudo, o que não falta são atritos e mais atritos e mais atritos.

Eu penso que um dos motivos para algum frisson está ligado ao facto de não podermos escolher os nossos vizinhos, nem escolhermos a nossa casa com base em quem vive ali ao lado. Simplesmente ficamos inseridos numa espécie de "comunidade" e penso que é do interesse de todos estabelecer "relações mutuamente benéficas". Mas nem sempre é assim, não é verdade? E não é por acaso que as reuniões de condomínio são autenticas sessões de masoquismo que duram horas.

Mas para mim todas estas questões são sobejamente evidentes. A que se verificou efectivamente uma novidade foi o constatar de que 90% dos vizinhos utilizam como email (para armar confusão, fazer queixinhas e tratar de outros assuntos do condominio) endereços electrónicos do trabalho.

É claro que não é algo do género:

Maria Aljira (ler com sotaque)
mariaalzira@servilimpe.pt
empregada de limpeza

É mais do género:

Vasquinho dos Santos
vasquinho@tap.pt
Comissário de bordo

ou mesmo:

Leoponcio Manuel
leoponcio@bbva.pt
Director de produto

Eu não percebo se esta é uma questão de status ou se é mesmo por ausência completa de email pessoal, o que sinceramente não me parece. Será que isto é assim em todo o lado? Esta necessidade de expor um cargo deverá implicar mais respeito? mais inteligência? mais legitimidade? Acho uma parvoíce, mas isso sou eu que não sou nem engenheira, nem bancária, nem comissária de bordo, nem médica, nem enfermeira e etc e tal....

Hoje um vizinho mandou este email que transcrevo em baixo e fiquei com a clara sensação que os comissários de bordo devem ter muito pouco trabalho para poderem ficar à janela qual beata assanhada a tomar conta da vida dos outros (e não, eu não fui incluida nos incumpridores).

"Boa noite,  

Chega a uma altura em que é preciso dizer basta e hoje vou aqui mencionar aqui dois condóminos que nao respeitam uma regras tão simples que já foi pedida vezes sem conta, esperar que o portão da garagem feche.  

O condómino dono do veiculo Citroen Xsara matricula ...... que estaciona no piso -1 já por 3 vezes o apanhei a sair da garagem e nao esperar que o portão feche.

O condómino dono do veiculo Peugeot 307 SW que estaciona penso que no piso -3 esse ainda é pior, segue o seu caminho e nem se quer fecha o portão.  

Agora a minha pergunta é esta, custa assim tanto esperar 10 segundos tanto na saída como na entrada da garagem? É que estas pessoas nao se podem esquecer que põem em causa as arrecadações delas próprias e também as arrecadações daqueles que cumprem esta regra tão simples.

Informo também que a partir de hoje sempre que apanhe algum caso idêntico a estes, o processo será o mesmo, talvez assim as pessoas em causa se toquem." 

Foi encontrada a Albertina do prédio. Para saber o que os vizinhos comem, quando saem, quando entram e como se vestem é favor contactar o senhor comissário :p 


Sem comentários:

Enviar um comentário