quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Publicidade

Eu gosto muito de publicidade. É uma área que me atrai e sobre a qual também tive uns lamirés na faculdade, embora não tenha sido sobre ela que incidiu a minha formação.

Gosto de ver anúncios, mas como a maioria das pessoas, cansam-me os intervalos de 25 minutos que as estações fazem sobretudo em prime time. Primeiro pela interrupção do programa que estou a ver e pela quebra no interesse e entusiasmo e depois porque há anúncios que são repetidos umas 5 vezes e que conseguem tirar a paciência a qualquer um.

Depois, se há empresas que apostam em "boa" publicidade, há outras que apostam em coisinhas mixurucas como a ZON e o seu "dança, dança" que mete nojo a um santo, mas que fica no ouvido e gera alarido. Ora é mesmo isso que a ZON quer... O importante é dar que falar quer seja bem, quer seja mal...

Outros anúncios que dão que falar e quase nunca pela positiva, são os anúncios polémicos que pretendem chocar e de alguma forma com isso alertar para atitudes, comportamentos, pedindo mudanças e melhorias.

A Benetton é especialista nesse tipo de anuncio. Em 1991 foi noticia quando alertou para o flagelo da SIDA ao utilizar uma foto de David Kirby moribundo junto de sua família. Outros exemplos se seguiram. Campanhas pela fome, pelo NÃO ao racismo, pela paz mundial (com grandes lideres a beijar-se) geraram polémica e controvérsia.

São, contudo, as instituições e associações sem fins lucrativos que produzem os anúncios mais "chocantes" numa tentativa de que o individuo pare, olhe, veja o problema, pense e repense sobre ele tendo como fim último a mudança num sentido comportamental, mas sobretudo atitudinal.

Eu tenho a clara convicção que se as pessoas em vez de se sentirem ultrajadas e virarem a cara, olhassem para estes anúncios e pensassem sobre o assunto o mundo seria mil vezes melhor. Contudo, ignorar o problema permite a muita gente continuar a sorrir como se nada fosse...


P.s - O iol publicou uma noticia sobre este tema, no qual é possível ter alguns exemplos de campanhas polémicas - Pode ser visto AQUI. Aconselho também e dentro do mesmo tema uma reportagem sobre os anúncios mais sexys de sempre - AQUI.

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